Na Igreja Chora, com uns mosaicos bem interessantes, que ficaram recobertos por gesso e madeira por muito tempo. Os conquistadores tem o habito de contar a historia do seu jeito e de principalmente tentar apagar os vestigios culturais da cultura conquistada.
Na area religiosa nao foi diferente, vi alguns mosaicos mostrando Sao Jose sempre pensativo, a parte da cena retratada pelos mosaicos, como que ficasse em duvida se tinha sido traido ou nao por Nossa Senhora.
No altar nao se mostra Jesus crucificado. E como as igrejas se transformados em mesquitas o altar nao é centralizado necessariamente e sim na direcao de Meca.
Aqui na Turquia foram os gregos que massacram os turcos em batalha primeiramente.
A Mesquita Azul é assim chamada por conta dos azulejos, nao se pode entrar com sapatos, o cheiro de xulé dentro é inenarravel.
A Santa Sofia, nao é como poderiamos pensar, uma santa que se chamava Sofia mas sim, Santa Sabedoria. Esta tambem foi uma Igreja antes. Grande um delicio de
Justiniano que para mascarar sua culpa, por tantos massacres a fez construir enorme.
Existe uma lenda de que o Justiniano teria fortes dores na cabeca e que um dia bateu com a cabeca em uma coluna da igreja e curou-se. Formou-se o hábito de passar a mao nesta coluna, tanto se passou a mao que ate furou a parede. É claro que passei a mao e fiz meu pedido também.
A Cisterna é impressionante, muito linda mesmo, tem uma coluna destas de pedido tambem.
nesta cisterna pode-se tirar uma foto a caracter por 10 liras ou 5 euros.
Os almocos da Abreu sao tipo menu fixo. Nada de especial.
De entrada normalmente é servido uma especie de rolinho de primavera, banhado em gordura.
Um caldinho quente e o principal, tipico, kafta arroz com pinoli, sobremesa doce ou fruta. A melancia é sempre doce.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário